segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Redações 3º Ano Turma 301



 
 
Com o objetivo de preparar nossos alunos para o Vestibular, para o Enem a Profa. Vera Dall'agnol tem feito muitos trabalhos que envolvem as redações, buscando sempre temas atuais e propostas de redações das universidades. Destacamos aqui duas redações feitas por alunos segundo propostas da Universidade de Passo Fundo Rs.

Tema 1: Nos últimos anos, as atenções das autoridades se voltaram para o crack.(...) Mas enquanto todos os discursos forem para combater o uso da pedra branca, um outro mal, o álcool, avança silenciosamente, atingindo principalmente crianças e adolescentes. Vários fatores fazem com que o consumo de cerveja, vinho, uísque e outras bebidas aumente consideravelmente entre jovens.
Um estudo da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), d Ministério da Justiça, traz uma informação assustadora, o primeiro gole ocorre entre os 11 e os 13 anos. O mesmo levantamento mostra que 42% dos estudantes do Ensino Médio e Fundamental ingeriram bebida alcoólica nos últimos 12 meses.  
Por meio de um texto dissertativo argumentativo discuta a questão relativa ao consumo, de álcool por parte de adolescentes.
 
Tema 2:  A população brasileira vive, hoje em média 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. Estima-se em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões  de pessoas (13% da população). A importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Boa parte deles hoje são chefes de famílias nas quais a renda média é superior, inclusive, a renda daquelas chefiadas por adultos e idosos. Segundo o censo 2000, 54,5% dos idosos chefes de família vivem com seus filhos e os sustentam.
Produza um texto dissertativo-argumentativo sobre o novo perfil dos idosos brasileiros e o reflexo dessa mudança no âmbito social e/ou familiar.
 
 
Nome: Sabrina Zamim Vieira
Turma: 301
Data: 20/08/2012
Profa.: Vera Lucia Dall'agnol 
 
Jovens Infratores 
 
     O alcoolismo é uma doença amarga e exaustiva para ser enfrentada. O álcool, é um caminho, que não tendo cuidado ao se cruzar pode não ter mais volta. Causa dependência, é uma droga lícita, provoca danos físicos e emocionais, pode destruir lares e amizades por não ser mais tolerável o seu consumo excessivo. Já é hora de falar sobre álcool, como forma de prevenir e ajudar a sair do vício. Talvez levar mais a sério a legislação, para que esta ajude a "limpar" os jovens.
Fala-se sobre sexo, drogas, gravidez na adolescência e Aids. Mas quando chegará a hora de os pais falarem sobre álcool? De perguntarem aos filhos o quanto beberam, qual foi a bebida, se já ficaram bêbados? Muitas vezes o primeiro gole começa em casa, incentivado pelos pais, porque é legal, dá prazer, é social. Mas traz riscos, afeta a saúde, torna-se um vício. Álcool é um assunto para ser tratado agora, que precisa entrar em foco, ficar em alerta para que nenhuma família precise buscar ajuda para salvar um filho deste caminho.
     Diferentemente do Brasil, outros países, como os Estados Unidos e Inglaterra, permitem a venda de bebidas e entrada em locais de consumo, apenas após os 21 anos. Aqui, encontra-se menores cada vez mais envolvidos em acidentes por dirigirem alcoolizados; muito mais adolescentes em festas, bares, nas ruas, embriagados, sem noção alguma dos próprios atos. O difícil mesmo é vê-los sóbrios.
     A lei seca fiscaliza para que nenhuma pessoa dirija embriagada, causando danos no trânsito. A lei proibe a venda de bebidas para menores de 18 anos. A mídia, em conjunto com autoridades , pais, grupos de ajuda, rede sociais alertam que o álcool afeta a saúde, causa déficit de atenção, insuficiência renal, perda de apetite, problema de digestão, baixa o Q.I e pode ser fatal. O problema não é beber apenas um copo, o problema é perder o controle.  
 
 
 
 
Nome: Fernanda Hoffmann
Turma: 301
Data: 24/08/2012
Profa. :Vera Lucia Dall'agnol
 
O Novo Perfil dos Idosos
 
     É notável que o modo com que os idosos agem e vivem se modificou de algumas décadas para cá. Inclusive, mudou para melhor, a expectativa de vida dos idosos brasileiros aumentou mais ou menos em dois anos de idade. O que motiva o idoso a não se aposentar e continuar exercendo suas atividades normais.
     Ao contrário de antigamente em que as pessoas de idade mais avançada eram reservadas, mal humoradas e acomodadas, as de hoje apresentam mais vivacidade, entusiasmo e vontade de viver. E isso ajuda na recuperação de inúmeras doenças e na saúde mental de muitos idosos. Talvez seja essa explicação para que a expctativa de vida tenha aumentado dois anos.
     Grande parte dos idosos, já não querem mais, depois de muitos anos de trabalho, acomodarem-se, alguns continuam trabalhando sustentando sua família, inclusive seus filhos já adultos. No entanto, outros se aposentam, mas não acomodam-se, muito pelo contrário, aproveitam o máximo possível, viajando, indo a festas e se descontraindo com mais alegria no olhar.
     Resumindo, só é idoso quem quer, pois a juventude está dentro de você e só cabe a você fazê-la florescer. E como já dizia aquela música do Chaves: " Existem jovens de oitenta e tantos anos e também velhos de apenas vinte e seis. Por que a velhice não significa nada e a juventude volta sempre outra vez."



Nenhum comentário:

Postar um comentário